Áreas

AERODINÂMICA

Área responsável pela definição das configurações da asa bem como sua análise utilizando recursos como CFD. Seus membros são responsáveis pelo cálculo e otimização das forças de sustentação, arrasto, etc., para um projeto eficiente da aeronave.

AEROELASTICIDADE E CARGAS

Área responsável por definir as cargas atuantes em toda a aeronave e avaliar efeitos aeroelásticos. Estuda as cargas atuantes na superfície de controle da aeronave e suas implicações, como o flutter. Assim, a aeroelasticidade deve encontrar maneiras de controlar essas forças.

ANÁLISE E DESEMPENHO

Área responsável pela análise do grupo motopropulsor empregado bem como o desempenho da aeronave. Responsável pelo grupo motopropulsor, realiza vários ensaios para determinar os dados do conjunto. Também faz a previsão de carga útil que a aeronave pode carregar assim como o estudo sobre o comportamento do pouso e decolagem.

ADMINISTRATIVO

Área responsável pelo suporte às áreas técnicas gerindo os recursos da equipe e suas relações públicas e institucionais. Realiza a parte burocrática e o controle financeiro do projeto. Engloba também o setor de marketing.

DESENHO

Área responsável por reunir todos os mecanismos e sistemas projetados gerando compatibilidade entre eles e detalhar sua construção. A área utiliza principalmente SolidWorks, entretanto conhecimento com softwares bidimensionais como o Autocad são úteis.

ELÉTRICA

Área responsável pelo projeto elétrico e eletrônico da aeronave definindo quais serão os componentes empregados e avaliando sua eficiência. São selecionados por esta área componentes como baterias, servos motores, cablagem e receptor de rádio.

ESTABILIDADE E CONTROLE

Área responsável por definir as condições de controlabilidade e estabilidade da aeronave. Estuda as perturbações que a aeronave pode sofrer durante o voo para, então, encontrar soluções para que essa se mantenha estável.

ESTRUTURA

Área responsável por projetar a estrutura da aeronave de forma que ela resista às condições de voo. Garante que a estrutura do avião suporte todos os esforços a que é exposto. Responsável também, pelo trem de pouso, que dá o equilíbrio a aeronave no momento de decolagem e pouso.

PROGRAMAÇÃO

Área responsável por compilar o algorítimo de todas as áreas, buscando soluções de otimização para a aeronave dentro das condições previstas em regulamento pela SAE Brasil aumentando a acertividade.