História

2013 – O início

Fundada em 2013, a equipe UTFalcon de Aerodesign da UTFPR-PG contou inicialmente com o apoio do aeroclube de Ponta Grossa. Formada por estudantes de Engenharia Mecânica, a equipe participou da sua primeira competição naquele mesmo ano, alcançando a sexagésima posição dentre 75 equipes participantes.

2013-01

2014 – O primeiro voo

No ano seguinte, 2014, foi enviado pela primeira vez o vídeo de validação da aeronave, mas, por problemas técnicos, o voo não foi validado, o que acarretou em perdas significativas de pontos. Assim, a equipe alcançou a quadragésima oitava posição, esta que não refletiu o real potencial da equipe.

2014-01

2015 – A primeira validação de voo na competição

Em seu terceiro ano de competição a equipe foi reconstruída, somente o Capitão detinha experiência em uma competição SAE AeroDesign. Superando a inexperiência, conseguimos nossa primeira validação de voo nas baterias oficiais da competição. Nesse ano o projeto ganhou o título de “Melhor equipe do Paraná”, tendo a maior carga levantada entre todas as equipes paranaenses que passaram pela competição. Uma curiosidade é que o nome Fantasma, dado ao avião, fazia menção ao mascote do clube de futebol ponta-grossense campeão do campeonato paranaense daquele ano.

2015-01

2016 – Entre as 10 melhores na categoria de acesso

O quarto ano da equipe foi um pouco diferente. Pelo grande número de inscritos na categoria regular, a SAE Aerodesign precisou criar uma classe de acesso. Essa categoria foi feita mediante sorteio e a equipe UTFalcon foi uma das selecionadas. Após um novo planejamento, uma reestruturação de projeto e muito trabalho, colhemos muitos resultados. Alguns deles são: segunda aeronave mais leve da categoria, segunda colocação geral no Desafio Altair de Otimização e classificação para a Classe Regular 2017.

2016-02

2017 – Surpresas e comemorações

No quinto ano de competição a equipe já estava na classe regular, garantimos a 39° posição dentre 55 equipes que participaram desta categoria.
Na mesma competição SAE, adquirimos o segundo lugar no Desafio Altair-SAE Otimização AeroDesign 2017.
Ainda este ano, participamos de outro desafio “7º Desafio ESSS de Modelagem Computacional”, sendo ele latino americano, que envolvia simulação e competição de likes. Com muito trabalho em equipe fomos campeões e trouxemos mais um título para nosso projeto.